Instituto de Gerenciamentos de Projetos

Missão = Qual o nosso negócio ?

Vamos iniciar esse post, com citações dos mestres Peter Drucker,  Philip Kotler, S. Tilles em que a definição de Missão vem após uma boa (e grande) meditação sobre elas:

"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa."

"Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo."
Peter Drucker
 "Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa."
Philip Kotler
"Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa - mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la."
S. Tilles
Agora leve em consideração isso:

Missão é o papel desempenhado pela empresa em seu Negócio.
Naturalmente você deve estar se indagando:
  • É importante identificar a Missão da empresa?
  • Qual a força de uma Missão bem explicitada?
  • O que se aprende ao identificar a Missão?
  • É fácil explicitar a Missão?
 Imagino que as citações acima, além de terem ajudado a responder as suas indagações, devem ter despertado sua curiosidade sobre como se identificar a Missão de uma empresa.
Já abordei na etapa (em postagem anterior) da definição estratégica do Negócio, que cria uma moldura na qual a empresa precisa cumprir a Missão que justifique sua existência.
 A seguir apresento algumas perguntas facilitadoras que orientam na identificação da Missão:
  • O que a empresa deve fazer?
  • Para quem deve fazer?
  • Para quê deve fazer?
  • Como deve fazer?
  • Onde deve fazer?
  • Qual responsabilidade social deve ter?
Saliento que nem sempre será necessário ou conveniente explicitar respostas para todas as perguntas, e nem necessariamente apresentá-las na ordem sugerida.
Como a Missão é a expressão da razão da existência da empresa, em um ambiente em crescente mutação, é fundamental dotá-la de flexibilidade para que possa acompanhar as mudanças ambientais.
Outro aspecto importante em relação ao tema é que a Missão deve ter "a cara da empresa", uma espécie de carteira de identidade.
Recomendo um questionamento periódico da Missão, avaliando sua validade no ambiente da empresa. Se for preciso mudar parte ou toda a Missão, é melhor fazê-lo do que enfrentar as rejeições naturais a uma empresa que não consegue justificar sua existência.
A melhor maneira de assimilar o conceito de Missão e testar a validade das perguntas e examinar a seleção de missões a seguir apresentadas.

Jornal do Brasil
Em julho de 1991, no processo de Planejamento Estratégico do Sistema Jornal do Brasil, formado pelo Jornal, pela Rádio, pela Agência e pela Gráfica, a equipe do JB explicitou a seguinte Missão:

"Atuar no setor de comunicação, com o compromisso de informar com imparcialidade, garantindo a liberdade de expressão, contribuindo para o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida da sociedade."

MacDonald´s
O McDonald's explicitou assim sua "McMissão":
"Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável."

FORD
"Nossa missão é atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando com a empresa e proporcionando retomo aos acionistas."

GM
"Fornece produtos e serviços de tal qualidade que nossos clientes sintam que receberam mais pelo que pagaram, nossos empregados e parceiros de negócios se beneficiem de nosso êxito e os nossos acionistas tenham maior retorno do seu investimento."

RANDON
"Oferecer soluções para transporte através do desenvolvimento, produção, assistência e comercialização de bens e serviços, visando à satisfação de clientes, acionistas, colaboradores e comunidade.

LOCALIZA NATIONAL
"Oferecer soluções em transporte, através do aluguel de carros, buscando a excelência.

CITIBANK
"Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável."


E por ai vai, definir a Missão de sua empresa está ligado ao sucesso dela.

Bom, esse post é longo, mas acho que consegui o objetivo, dar uma explicação superficial sobre Missão.

Até o proxímo post....abraços.

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