Instituto de Gerenciamentos de Projetos

GP em PMEs - Por que não ?

Pessoal, desculpe pelo afastamento, mas esta semana novamente problemas pessoais  tomaram todo o meu tempo deixando de postar diversas matérias sobre gerenciamento de projetos e afins.
Bem vamos ao que interessa. No último post, comecei a contar a história do Charlie (nome fictício) e seu problema com um projeto mal-sucedido, porém dois dias após postar ele me ligou muito bravo, e me pediu para não terminar a história, pois ele queria esquecer isto. Disse à ele que pensaria no assunto, estou tentando convencê-lo que isso que aconteceu com ele nada mais é do que uma lição aprendida, mas ele continua irredutível. Não desistirei acreditem, espere mais um pouco e me comprometo a terminar de contar a história.
Bom enquanto isso vamos falar sobre projetos. Há cerca de uns 15 dias iniciei uma discussão no LinkedIn, com o seguinte tema: “Por que médias e pequenas empresas não "levam a sério" o GP, falta de maturidade, demanda financeira, falta de conhecimento, ou outro fator?”. (clique no link para acessar a matéria completa, somente para inscritos no grupo Gerenciamento de Projetos, no LinkedIn:
Após muita discussão sobre o assunto, em que alguns diziam que o problema era custo, outros falta de maturidade da organização e até humana e ainda a simples e pura ignorância, etc.
Cabe destacar nesse post um debate que tive com o professor Farhad, sobre ter ou não um gerenciamento de projetos nas PMEs, inclusive com apresentação de case vivido por mim, ele a favor de se contratar consultorias externas (outsourcing) para fazer o gerenciamento (coisa que está corretíssimo, pois o que interessa é ter uma melhor prática aplicada) e eu querendo defender a implantação do escritório de projetos na organização, mas ambos chegamos à conclusão que tudo depende da visão estratégica da empresa.
Clique na imagem para Ampliar
A visão estratégica deveria obedecer ao seguinte paradigma, no caso de gerenciamento de projetos: se a empresa não tem competência para gerenciar projetos, não se acanhe, procure fora (outsourcing), se houver muitos projetos (vocacional) pense seriamente em adotar um escritório de projetos, senão ela desaparecerá. Tom Peters descreveu bem isso: “Nos próximos 20 anos, todo o trabalho dos executivos do planeta será desenvolvido por meio de projetos.”. Isso é maturidade.
Convido a todos a participar do grupo “Gerenciamento de Projetos” no LinkedIn.
Um abraço a todos.