Instituto de Gerenciamentos de Projetos

A importância de se planejar.

Sempre que recebemos um projeto, ficamos tão angustiados para começar a trabalhar que acabamos não fazendo o principal, o exercício mental de planejar, ou seja, não paramos para pensar em como resolver o problema.

Normalmente não pensamos no escopo do projeto, que é o trabalho necessário para entregar o produto, que para mim é o principal, um bom escopo é 50% de certeza que o projeto vai dar certo. Quando prevemos entregas parciais estamos de fato pensando no trabalho necessário para esta entrega.

Temos que acreditar muito no planejamento para sermos capaz de sentar e fazê-lo. O curioso é que todo mundo aceita gastar energia para apagar incêndio, pois se gasta muito recursos (pessoal, financeiro, etc.) resolvendo aquilo que em poucas horas teria sido ajustado em um plano. Mesmo que você se estresse um pouquinho mais, e tenha que agüentar a pressão daquelas pessoas que dizem:

- “ah, larga mão disso, você não começou ainda?”, faça o planejamento.

Vamos supor você sofra uma pressão muito forte para executar um projeto. Na duração total de três meses.

Planeje no primeiro e execute nos outros dois.

Se der errado, posso considere que errou apenas no primeiro mês. Se começarmos o projeto sem um plano, descobriremos no final que o tempo todo estava errado.

Quando tivermos um conjunto grande de atividades para planejar, se não errarmos nas primeiras semanas e obtivermos uma boa percepção da primeira entrega parcial, posso fazer a equipe ir desenvolvendo enquanto eu e mais algumas pessoas terminamos o plano, como um avião em vôo. Nesse caso, devemos ter que tomar cuidado para não fazer a equipe parar para esperar o planejamento.

Essa forma de planejamento permite que a gente ajuste com todos os clientes internos o que será feito e já revela a melhor equipe para se trabalhar.

“Em projetos planejar é tudo !”

Volta aos Trabalhos - 2011

Pessoal, estive afastado dos trabalhos por diversos motivos, sendo que a sua grande maioria já estão resolvidos.

Aguardem que ainda esse ano postarei matérias para todos os interessados em projetos e afins...

Espero que possamos novamente aprimorar o blog sempre atendendo solicitações e principalmente sugestões.

Abraços e um feliz natal e um ano novo cheio de sucesso à todos.