Instituto de Gerenciamentos de Projetos

Competências - a importância da escolha

Olá pessoal, no primeiro post do ano vou deixar de lado a parte técnica do GP e falar sobre uma conversa que tive com um dos maiores gerentes que conheço, tenente coronel Roberval Ferreira França, ele é o chefe de inovação e pesquisa da área de telemática da Polícia Militar de São Paulo, ele foi um dos responsáveis pelo case da PM em ITil® V3 (o primeiro e até o momento único a ser reconhecido mundialmente seguindo todos os processos das melhores práticas) nessa conversa falamos sobre a importância de se ter competência no desenvolvimento de sua carreira, na maturidade da organização ou negócio.
A conversa se iniciou quando o coronel Roberval, então diretor da área aonde eu trabalhava, me indagou aonde eu queria chegar, como eu me veria daqui a 8 anos.
Respondi que gostaria de ser um bom gerente, com um amplo conhecimento técnico, capaz de tocar um departamento de forma que ele não só crie valor mas inteligência à organização.
Ele ficou interessado na resposta e me contou um história que descreverei a seguir:
- Wagner, quando ministrava aula um aluno me perguntou que carreira deveria escolher a de analista ou administrador de sistemas, respondi que se ele quisesse ser um ótimo técnico, que tivesse alto conhecimento de linguagens de programação, ele deveria optar pela carreira de analista de sistemas, mas, se ele quisesse "mandar" nesse analista, ele deveria ser administrador de sistemas. O aluno não teve dúvida que carreira seguir. (risos)
Ele continuou a me falar sobre a importância de se ter competência e descreveu de forma muito simples como obtê-la.
- Hoje tenho visualizado que as pessoas tem buscado conhecimento, desenvolvendo habilidades, mas está faltando atitude, e isso é o diferencial entre os profissionais comuns e os grandes. Atitude hoje está em falta no mercado, as grandes empresas buscam líderes, e um dos itens de destaque, que tem que estar nesse perfil é a atitude, ela com certeza fará a diferença! A atitude se resume na adoção e observação das pequenas coisas, por exemplo se alguém estiver precisando de ajuda, no sentido amplo da palavra, não espere ela lhe pedir, procure contribuir antes. Todos nós dependemos um do outro. Ninguém é capaz de prever absolutamente nada; as circunstâncias, o momento é imprevisível. A melhor maneira de viver é servindo ao próximo, sem a menor discriminação, preconceito.
Após tudo o que ele me disse comecei a buscar exemplos, e um dos maiores que existe é o que aconteceu a alguns anos com uma pequena empresa chamada Apple e um senhor chamado Steve Jobs, em 1985 ele foi forçado a deixar a Apple pelo conselho administrativo, ele fundou uma outra empresa (NeXT) e logo depois adquiriu, por R$ 5 milhões, a Pixar de George Lucas, produziu a primeira animação totalmente computadorizada da história (Toy Story) e passado alguns anos mais precisamente em 2006 vendeu a Pixar aos Estúdios Walt Disney pela bagatela de U$ 7,4 bilhões, só isso já demonstra o que Jobs fez pelos negócios, mas em 1996 ele demonstraria o porque é competitivo, a Apple, adquiriu a NeXT e fez com que ele se transformasse em consultor (1997), note a Apple havia vendido 40% de suas ações a rival Microsoft, para evitar a sua falência.
Em 1998 ela lançou o revolucionário IMac que tinha desing inovador e material utilizado (plástico translúcido e colorido), outros produtos fazem parte do catálogo da marca como o MacAir, Ipod, etc. mas o grande salto veio depois de 9 anos, com o IPhone, que até hoje é sinônimo de inovação, funcionalidade e desing, e recentemente o IPad, que só nesse ano de 2010 vendeu 5 milhões de unidades. Tudo isso se deve a competência de Steve Jobs. Que foi afastado da empresa que criou para voltar e se tornar no ícone de nossa época.
Ah, a Apple readquiriu as ações vendidas à Microsoft. Também mudei minha visão de futuro sobre aonde quero estar daqui a 8 anos. (risos)

Espero que tenham gostado da história, no próximo post falarei sobre o gerenciamento de recursos humanos.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário